Um início de manhã diferente na Assembleia Legislativa do Ceará. Nas 46 cadeiras do Plenário 13 de Maio, alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Presidente Roosevelt ouviam atentamente as palavras do deputado Nenen Coelho (PSDB) que deu as boas-vindas, nesta quinta-feira (19/05), aos participantes do projeto "O Parlamento e sua história", operacionalizado pelo Memorial da Assembleia Legislativa Deputado Pontes Neto (Malce).
“Vocês estão no centro de debates do Parlamento cearense. Discutir todas as políticas públicas que terão repercussão no Estado é uma das funções desta Casa”, explicou o parlamentar.
O atual secretário estadual de Desenvolvimento Agrário e deputado licenciado, Nelson Martins, também falou aos alunos sobre a importância da Assembleia. “Tudo o que vai ser realizado pelo Executivo, o governador tem que enviar para o Legislativo no ano anterior para ser discutido e melhorado. Ouvimos o conjunto da população para que possa propor, interferir e criticar. Este é um poder transparente e democrático”, destacou.
De acordo com Nelson Martins, existem hoje 70 escolas de educação profissional no Ceará, sendo 17 em Fortaleza, e a meta do Governo do Estado é implantar 128 unidades como a EEEP Presidente Roosevelt, localizada no bairro Farias Brito, em Fortaleza. A escola foi criada em 2009 e, além do ensino médio, oferece os cursos de Edificações, Informática e Estética, com tempo integral.
Acompanhando a turma de 45 alunos na visita à AL, o professor de História Assis Carneiro disse que o projeto é uma grande oportunidade para que os jovens conheçam o Parlamento cearense. “Aqui está representada toda a sociedade. É importante conhecer para podermos cobrar dos deputados as melhorias necessárias ao crescimento do Estado”, comentou.
O jovem Luís Fernando Amorim, de 16 anos, estava curioso para conhecer o Memorial da Assembleia. “Não sabia que existia e vi aqui no vídeo institucional que tem o museu. Quero conhecer”, disse. O estudante, que frequenta a biblioteca pública do Município nos fins de semana para ler livros e jornais, já utilizou os computadores do Espaço do Povo da AL para pesquisas na internet e estava à vontade pelos corredores da Assembleia.
MM/CG
0 comentários:
Postar um comentário