- Interpretando TirinhasResponder aos questionários referentes às tirinhas no programa Openoffice.org editor de texto para, em seguida, anexar e enviar ao e-mail: anapaulademelo@ig.com.brTirinha da Mafaldaa) O que chama a atenção de Mafalda no primeiro quadro?
b) Conforme vestimentas do homem, vocês podem inferir a profissão dele?
c) O que acontece no segundo quadro?
d) No terceiro quadro é possível confirmar ou contestar a hipótese acerca da profissão do homem? O que lhes possibilitou isso?
e) Por meio da expressão fisionômica de Mafalda, verifica-se que ela ficou triste depois de seguir o homem e ver o que ele fez. Expliquem o motivo da tristeza.
f) É possível verificar uma crítica na tira? Se sim a quem ela é dirigida? Comentem.
g) A tira provoca humor? Comentem sua sensação ao lerem o texto.
h) A linguagem verbal esteve presente em todos os quadrinhos. Entretanto, em um, especialmente, ela teve maior relevância para o sentido. Em qual quadro foi? Expliquem o porquê.
i) Nesse sentido, o que podemos falar sobre as linguagens verbal e não verbal na composição da tirinha?Tirinha do Níquel Náusea Ia) No primeiro quadrinho, o homem afirma que irá morrer no deserto. Discutam: por que é possível morrermos em um deserto?
b) Podemos afirmar que o homem é cristão? Mesmo que minimamente, ele tem fé em algum segmento religioso?
c) Como vocês podem confirmar a resposta anterior, ou seja, o que os levou a essa conclusão?
d) Conforme conhecimento de mundo, por que o autor utilizou o urubu no segundo quadrinho ao invés, por exemplo, de uma cobra?
e) Expliquem o humor da tira.
f) Na opinião de vocês, qual tipo de linguagem (verbal ou não verbal) teve maior relevância à tira? Para isso pensem: será que a tirinha poderia ser apenas oralizada sem nenhum problema de entendimento? Expliquem.Tirinha do Níquel Náusea IIa) Nesta tira, há intertexto? Se sim , identifique-o.
b) Dois contextos sócio-históricos diferentes são confrontados na tira. Identifique-os e comentem o porquê da escolha do autor para a produção dessa tira.
c) Por que o número 7: “7 mensagens de bom dia, 7 de boa tarde, 7 de boa noite”?Tirinha do Garfielda) Qual o tipo de linguagem desta tira?
b) Mobilizando o conhecimento de mundo de vocês, a abóbora, da maneira como se apresenta na tira, relaciona-se a qual acontecimento sócio-histórico? Expliquem o que lhes possibilitou chegar a essa conclusão.
c) Vocês conseguem perceber “movimento” na tira? Para isso, reparem na sucessão dos quadrinhos.
d) Infiram por que Garfield, no último quadrinho, aparece sorrindo.Fonte: Portal do Professor
Teste Teste Teste Teste
Seguidores
Total de visualizações
Deividi Gonçalves. Tecnologia do Blogger.
Destaques
Feira Científica e Cultura 2014
ENEM
EEEP Presidente Roosevelt
- Presidente Roosevelt
- Fortaleza, Ceará, Brazil
- A Escola Estadual de Educação Profissional Presidente Roosevelt situa-se no município de Fortaleza-Ce, na Avenida Bezerra de Menezes, 435, no bairro Farias Brito. Fone:(85) 3101.2254.