terça-feira, 24 de agosto de 2010

Português





  •  Interpretando Tirinhas

    Responder aos questionários referentes às tirinhas no programa Openoffice.org editor de texto para, em seguida, anexar e enviar ao e-mail: anapaulademelo@ig.com.br
     Tirinha da Mafalda
    a) O que chama a atenção de Mafalda no primeiro quadro?
    b) Conforme vestimentas do homem, vocês podem inferir a profissão dele?
    c) O que acontece no segundo quadro?
    d) No terceiro quadro é possível confirmar ou contestar a hipótese acerca da profissão do homem? O que lhes possibilitou isso?
    e) Por meio da expressão fisionômica de Mafalda, verifica-se que ela ficou triste depois de seguir o homem e ver o que ele fez. Expliquem o motivo da tristeza.
    f) É possível verificar uma crítica na tira? Se sim a quem ela é dirigida? Comentem.
    g) A tira provoca humor? Comentem sua sensação ao lerem o texto.
    h) A linguagem verbal esteve presente em todos os quadrinhos. Entretanto, em um, especialmente, ela teve maior relevância para o sentido. Em qual quadro foi? Expliquem o porquê.
    i) Nesse sentido, o que podemos falar sobre as linguagens verbal e não verbal na composição da tirinha? 


    Tirinha do Níquel Náusea I


    a) No primeiro quadrinho, o homem afirma que irá morrer no deserto. Discutam: por que é possível morrermos em um deserto?
    b) Podemos afirmar que o homem é cristão? Mesmo que minimamente, ele tem fé em algum segmento religioso?
    c) Como vocês podem confirmar a resposta anterior, ou seja, o que os levou a essa conclusão?
    d) Conforme conhecimento de mundo, por que o autor utilizou o urubu no segundo quadrinho ao invés, por exemplo, de uma cobra?
    e) Expliquem o humor da tira.
    f) Na opinião de vocês, qual tipo de linguagem (verbal ou não verbal) teve maior relevância à tira? Para isso pensem: será que a tirinha poderia ser apenas oralizada sem nenhum problema de entendimento? Expliquem.

    Tirinha do Níquel Náusea II


    a) Nesta tira, há intertexto? Se sim , identifique-o.
    b) Dois contextos sócio-históricos diferentes são confrontados na tira. Identifique-os e comentem o porquê da escolha do autor para a produção dessa tira.
    c) Por que o número 7: “7 mensagens de bom dia, 7 de boa tarde, 7 de boa noite”?

    Tirinha do Garfield

    a) Qual o tipo de linguagem desta tira?
    b) Mobilizando o conhecimento de mundo de vocês, a abóbora, da maneira como se apresenta na tira, relaciona-se a qual acontecimento sócio-histórico? Expliquem o que lhes possibilitou chegar a essa conclusão.
    c) Vocês conseguem perceber “movimento” na tira? Para isso, reparem na sucessão dos quadrinhos.
    d) Infiram por que Garfield, no último quadrinho, aparece sorrindo.


Anterior Proxima Página inicial

Teste Teste Teste Teste

Seguidores

Total de visualizações

Deividi Gonçalves. Tecnologia do Blogger.

EEEP Presidente Roosevelt

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
A Escola Estadual de Educação Profissional Presidente Roosevelt situa-se no município de Fortaleza-Ce, na Avenida Bezerra de Menezes, 435, no bairro Farias Brito. Fone:(85) 3101.2254.

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste